O Projeto CAMINHÃO DO FREVO foi inspirado numa brincadeira despretensiosa entre amigos sabugienses durante os folguedos sanjoaninos de 2012: “O Caminhão do Forró”.
Durante a “Festa de Junho 2012”, os amantes do Forró Pé de Serra resolveram mostrar que São João do Sabugi tem músicos e forró de qualidade e saíram pelas ruas da cidade tocando em cima do caminhão de Ivan Cavalcanti (Ivan de Odílio), daí “Caminhão do Forró”, sendo muito bem aceito pelos ouvintes.
Agora, tivemos a ideia de resgatar o orgulho em sermos a “TERRA POTIGUAR DO FREVO” através da versão momesca daquele sucesso junino, “O Caminhão do Frevo”: O mesmo caminhão de Ivan sairá pelas ruas, no sábado, dia 09/02/2013, com uma Mini-Orquestra.
E o CAMINHÃO DO FREVO esclareceu:
"O CAMINHÃO DO FREVO foi idealizado por amigos na tentativa de resgatar os carnavais com frevos e marchinhas antigas com autênticos músicos de nossa Terra. Não se trata de um bloco fechado com um nº de componentes exatos. Na verdade, todos os que admiram o carnaval com este estilo musical e que estejam interessados em brincar, sintam-se convidados e juntem-se a nós, pois a brincadeira é para todos."
Também convidou todos os blocos a participarem deste resgate do FREVO SABUGIENSE e TODOS compareceram!
E, quem quis, participar NÃO precisou da camisa do CAMINHÃO DO FREVO para cair na folia!
Mas o MAIS LEGAL foi que cada folião levou seu “KIT CAMINHÃO”:
• Consciência;
• Respeito;
• Cordialidade;
• Animação;
• Alegria;
• Amor por São João do Sabugi e pela PRATA DA CASA!!!
Foi um feliz carnaval para TODOS e com muito, mas muito FREVO no pé atrás do CAMINHÃO DO FREVO!!!
Em 2014...
Freeeeeeevo, Eu quero MAIS freeeeeevo, CAMINHÃO DO FREVO...
Também fiquei muito feliz com a repercussão!!!
CAMINHÃO DO FREVO
A melhor proposta para o Carnaval de São João do Sabugi nos últimos anos, saída das cabeças brilhantes de Juninho Cavalcanti e Pirini Rudá, está movimentando as tardes momescas nesta terra de músicos. Com o apoio dos mecenas César Brito, Eulália Morais e Renan Figueiredo, um grupo de músicos sai tocando frevo pelas ruas, do alto do caminhão de Ivan Cavalcanti. O povo, adorando frevo que só, acompanha o automóvel folião, formando verdadeiro cortejo pagão...
A cantiga de grilo do Caminhão do Frevo tem sido a de dar a Sanja o cognome de Capital Potiguar do Frevo, idéia que acho genial e endosso, já que tem raízes históricas o nosso gosto pelo ritmo que a UNESCO considera Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Afinal, foram pernambucanos vindos para Sanja no começo no século XX – inicialmente, João Olinto; depois, Honório Maciel – que nos legaram a relação com o frevo e com a folia.
Correm rumores de que hoje, de novo, a troça Caminhão do Frevo deverá estar girando pneus e batendo pernas por São João do Sabugi, alardeando a necessidade de renovar o nosso carnaval, através da recuperação do que perdemos, do que deixamos para trás iludidos com modelos industrializados de folgança...
(Imagens: Glauber Azevedo)
Escrito por Quintino Medeiros
FONTE: Escrito por
João Quintino para seu Blog
http://sabugilandia3.zip.net/ , acessado em 16/02/2013, às 16h 59min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário