VW Golf tem 38 anos de história
Conheça a trajetória do modelo que, desde 1974, já teve mais de 29 milhões de unidades vendidas
O primeiro Golf deixou a linha de produção de Wolfsburg, onde fica a sede da marca alemã, em março de 1974 e chegou às concessionárias em maio. A partir de então, nas revendas onde dominavam os Fuscas com tração e motor traseiros, uma nova era chegou: a dos modelos com tração dianteira e motor dianteiro montado transversalmente, embora a tendência já tivesse aparecido antes no Scirocco e no Passat.
Como successor do legendário Fusca, que teve 21,5 milhões de unidades produzidas, o Golf, com design do icônico Giorgio Giugiaro, teria de atender às grandes expectativas de continuar a história de sucesso daquele que, até então, era o carro mais famoso do mundo.
O modelo foi tão bem-sucedido que, em outubro de 1976, a montadora comemorava a produção de 1 milhão de unidades. Em 1979, surgiu a versão cabriolet. No total, foram 6,72 milhões de unidades da primeira geração vendidas ao redor do mundo, incluindo todas as suas derivações, como o Jetta (na época, baseado na mesma carroceria).
Segunda geração
A segunda geração foi lançada em agosto de 1983. Mais avantajado, o hatchback cresceu na distância entre os eixos, comprimento e largura. Em junho de 1988, 14 anos após o lançamento do modelo, ultrapassou a marca de 10 milhões de unidades produzidas.
Segurança
O lançamento da terceira geração, em agosto de 1991, marcou uma nova era no que diz respeito à segurança. Pela primeira vez o hatch ganhou airbags frontais (1992), enquanto também houve avanços na arquitetura da carroceria, que melhoraram a proteção para os ocupantes em caso de colisões.
Mas outros equipamentos também estrearam nessa geração: o primeiro motor de seis cilindros, a transmissão Ecomatic, o controlador de velocidade, os primeiros motores a diesel com injeção direta (TDI, em 1993, e SDI, em 1995), além dos primeiros airbags laterais (1996). Em 1997, os freios ABS tornaram-se itens de série em todos os Golf na Europa.
Quarta geração
A quarta geração nasceu em 1997, sob o comando do então chefe de design do Grupo Volkswagen, Harmut Warkuß. Essa geração cristalizou o desenho claro e preciso do modelo e foi naquela época que se originou o DNA do design da marca alemã, segundo a própria VW.
Em 2002, a Volkswagen lançou na Europa a versão que, na época, tornou-se o Golf mais esportivo até então: o R32, que alcançava 250 km/h de velocidade máxima.
Quinta geração
O reinado da quinta geração durou de 2003 a 2008. Nesse período, o modelo recebeu itens sofisticados, como a transmissão automática de sete velocidades DSG, faróis bi-xenônio e o primeiro motor com injeção direta de gasolina turboalimentado na versão GTI, em 2004. Foi com base neste modelo que também surgiram o MPV compacto CrossGolf e o Golf Bluemotion.
O Brasil não recebeu a quinta geração. Em 2007, a quarta geração ganhou um facelift por aqui. Em 2009, o modelo brasileiro perdeu a versão GTi e hoje é oferecido com motores 1.6 e 2.0 flexíveis nas versões básicas, além das Sportline, GT e Black Edition.
Sexta geração
A sexta geração foi produzida entre 2008 e 2012. Nesses quatro anos, deixaram a linha de montagem 2,85 milhões de unidades. Com foco na segurança, sua carroceria soldada a laser ganhou cinco estrelas no crash test da EuroNCAP. Outro airbag foi incluído aos itens de série: para proteger os joelhos do motorista.
Sétima Geração:
FONTE: Escrito por Sueli Osório | 6/9/2012 16:46 para iG. Acessado em 06/09/2012, às 19h30min.