Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

domingo, 27 de julho de 2008

SOS 118

Poucos sabem, mas a RN 118 não se limita ao trecho compreendido entre as cidadeas de Caicó e a de Ipueira.
.
.
Ela, na verdade, está para o RN como a BR 116 está para o Brasil, cortando o Estado de norte a sul, estendendo-se de Macau a Ipueira, no geral, em boas condições de tráfego, o que se reverte ao se transpor o trecho entre o Itans e a entreda da Palma (recuperado recentemente, assim como o compreendido entre as cidades de SJS e Ipueira). Entre a entreda da Palma e S. João do Sabugi, é preferível desviar do que sobrou do asfalto, quando o mato deixa!
.
.
Esses 31 km horrendos foram agraciados com a pavimentação asfáltica no PRIMEIRO mandato de Jajá, como relata o Prof. Ms. e blogueiro João Quintino em seu sabugibyjq.zip.net:
"Não sabemos ao certo quando foi construída a primeira estrada de rodagem unindo Caicó e São João, mas, pelo que temos investigado, não incluía o atual percurso da RN-118. A esse respeito, esperamos contar com a colaboração dos nossos leitores, se possível. No livro “São João do Sabugi – Sinópse”, de Alberto Mendes de Freitas, lançado em 1959, aparece a informação de que naquele ano a atual estrada encontrava-se “já em vias de conclusão”. Em meados da década de 1980, a RN-118 foi asfaltada, estando atualmente a necessitar de urgentes reparos ou mesmo uma reconstrução completa." Sua manutenção sempre foi precaríssima nesses 26 anos, apesar de sua notória importância para a vida sócio-econõmico-cultural e para o processo educacional dos sabugienses e ipueirenses! Nesse São João em SJS, pude relembrar os tempos do velho pau-de-arara, quando saíamos entre 4h30min e 5h30min da matina para poder chegar em Caicó antes das 07h!

.

Por ironia, os 18 km que separam Ipueira de São Mamede-PB já foram asfaltados, permitindo fácil acesso ao polo comercial do Seridó paraibano: Patos-PB. Isso faz com que o Real potiguar gere emprego, renda e impostos no vizinho Estado.

.

. Fiz questão de NÃO CITAR NOMES, mas, como dizia Faustão aos políticos, digo aos CIDADÃOS BRASILEIROS: Não usem seus votos para elegerem pessoas que farão na vida pública o que sempre fizeram na PRIVADA!!!

.

Nenhum comentário: