Volkswagen lança o automóvel mais econômico do mundo
Híbrido XL1 pode percorrer até 111 km com apenas um litro de combustível
A Volkswagen anunciou nesta quinta-feira (21) o lançamento da versão de produção do XL1, o automóvel mais econômico do mundo. Híbrido com motor diesel e outro elétrico, o veículo pode percorrer 111 km consumindo apenas um litro de combustível. A novidade será apresentada noSalão de Genebra, na Suíça, entre 7 e 17 de março próximo, segundo aponta o website inglêsAutocar – a montadora ainda esconde o jogo sobre onde o carro será revelado ao público.
Fruto de um projeto iniciado em 2002, o XL1 terá uma tiragem inicial de apenas 50 unidades. O preço, porém, ainda não foi divulgado pela fabricante alemã.
De aparência um tanto exótica, o carro super eficiente é também o veículo mais aerodinâmico já construído na história da indústria automobilística, segundo a VW. Para melhorar essa capacidade o veículo dispensou até os retrovisores externos, que foram substituídos por câmeras de vídeo.
Construído com materiais leves, como alumínio e fibra de carbono, o XL1 pesa apenas 795 kg. A carroceria, por exemplo, pesa apenas 230 kg, enquanto o conjunto mecânico marca meros 150 kg na balança.
VW
2 / 15
A propulsão vem da combinação do bloco 0.9 litro turbodiesel de 48 cv associado ao motor elétrico com mais 27 cv, somando 75 cv. A transmissão é semi-automática de 7 velocidades com dupla embreagem, recurso que permite poupar combustível ao realizar trocas de marcha mais rápidas.
O desempenho do XL1 é até modesto. Segundo dados da marca, o veículo vai do 0 aos 100 km/h em 12,7 segundos e a velocidade máxima é limitada em 160 km/h. A VW ainda afirma que o modelo emite apenas 21 gramas de CO2 por quilômetro rodado, um dos menos índices da indústria para veículos com motores a combustão. Já a autonomia impressiona: com um tanque de 10 litros de diesel o carro pode percorrer até 1.110 km.
O veículo também circular utilizando apenas a propulsão do motor elétrica, cuja bateria íon de lítio permite um alcance de até 50 km. Nesse modo, o carro não emite nenhum agente poluente na atmosfera.
Muito compacto, com apenas 3,88 metros de comprimento e 1,15 m de altura, o XL1 é menor que umVW Polo e mais baixo que o Porsche Boxster. No interior há espaço para apenas dois ocupantes, que acessam a cabine por meio de portas no estilo “asa-de-gaivota”, e o porta-malas na traseira comporta 120 litros de volume de bagagem.
A VW ainda não informou como será o programa de comercialização do veículo, tampouco em quais países ele será vendido. Por outro lado, a marca informou que o XL1 será fabricado de forma artesanal em Osnabrück, na Alemanha.
FONTE: Escrito por Thiago Vinholes, para o IG, acessado em 21/02/2013, às 15h05min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário