Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

sábado, 24 de julho de 2010

CULTURA: A Gaiola das Loucas comemora 100 apresentações...

Quando uma produção desse quilate será encenada em palcos potiguares? ====================================================== Por falta estrutura local não é mais desculpa: O Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró-RN, conta com um dos maiores palcos da América Latina, dotado de infra-estrutura até para ópera! ====================================================== ====================================================== Público? Renda? ====================================================== Mossoró cresce de vento em popa: é a primeira cidade do interior nordestino a receber investimentos do grupo Alfa Ville e de outros empreendimentos de altos padrões e valores pecuniários! Sinal de que renda e público existem! ====================================================== Victorazo assim versou acerca da peça: ====================================================== Versão brasileira da famosa peça de teatro é mais rica que a norte-americana ====================================================== Diogo Vilela e Miguel Falabella fazem os papéis principais da versão brasileira de A Gaiola das Loucas ====================================================== O musical A Gaiola das Loucas estreou em março passado no Rio de Janeiro, com Diogo Vilela e Miguel Falabella nos papéis principais, e fez festa para comemorar 100 apresentações na quinta-feira (22). Ainda neste ano, o espetáculo deve iniciar temporada em São Paulo. ====================================================== A peça é uma adaptação do texto La Cage aux Folles, escrito por Jean Poiret em 1973, que virou filme de sucesso em 1978, com Ugo Tognazzi, e teve continuação, com o mesmo ator e menos sucesso, La Cage aux Folles II e III lançados na década de 80. Mike Nichols também refilmou, em 1996, uma versão contemporânea, com Robin Williams. ====================================================== Na produção carioca, Diogo Vilela interpreta Albin, que no cabaret se transforma em Zazá, diva temperamental e sensível. Seu parceiro, Georges, mestre de cerimônias do cabaret, é interpretado por Miguel Falabella. A dupla forma um casal estabelecido no showbusiness, que vive junto há muitos anos e criou com igual envolvimento e dedicação o filho que Georges teve, fruto de uma noite de bebedeira, em que ele foi "conferir aquilo de que todos falavam". ====================================================== O mote da história é a volta deste filho, Jean Michel, para anunciar que está prestes a se casar com Anne Dindon – e também a deixa para uma das frases mais famosas da peça, quando Zazá exclama: "Nosso filho vai se casar com uma mulher! Onde foi que nós erramos?" ====================================================== Diferenças que se encontram em cena ====================================================== Vilela e Falabella mostram mais uma vez seu talento e sua cumplicidade em cena. Não há como não se divertir com dois atores tão diferentes e, no caso, tão adequados em seus papéis: o primeiro é ator de composição, que se transforma num personagem diferente a cada trabalho. O segundo é ator de personalidade, que empresta sua persona aos trabalhos que faz. ====================================================== Douglas Hodge e Kelsey Grammer em divulgação da versão norte-americana do espetáculo ====================================================== Além do casal principal, é impagável a participação de Jorge Maya como Jacó, a camareira “aparecida” que quer de qualquer maneira entrar para o mundo do espetáculo. No papel do filho que chega para anunciar seu casamento está Davi Guilherme, excelente cantor, mas que parece jovem demais, e leve demais, para o papel. ====================================================== Aqui e lá ====================================================== É interessante comparar a versão nacional com a montagem que está em cartaz neste momento na Broadway, arrebanhando os principais prêmios de teatro musical de Nova York, a capital mundial do gênero. La Cage aux Folles, ou simplesmente La Cage, como é chamado, também acaba de completar 100 apresentações no Longacre Theatre, e foi aclamado melhor "musical revival" de 2010. ====================================================== Douglas Hodge, no papel de Zazá, é talvez o ator mais premiado do ano. Ele merece. Faz Zazá com humor, calor e cheia de vontades, que nos fazem acreditar na sua face diva temperamental assim como na de mãe adotiva – e cuidadosa – de Jean Michel. No papel de Georges está Kelsey Grammer, ícone da televisão, que viveu por mais de vinte anos o mesmo papel, o Dr. Frasier Crane, que apareceu primeiro na série Cheers, estrelada por Ted Danson, e depois ganhou seu próprio seriado, Frasier. ====================================================== O fato mais impressionante na comparação das duas produções é que a brasileira é provavelmente mais cara que a da Broadway. Temos mais cenários, mais figurinos, iluminação mais rica, e maior número de bailarinos, as sensacionais loucas da Gaiola. ====================================================== Claro que o enorme teatro OI CASA GRANDE não se parece em nada com um pequeno cabaret, e aí está uma das dificuldades a serem superadas. Miguel Falabella, porém, pode conseguir esse feito – se se aproximar mais do público e usar ainda mais o seu carisma. ====================================================== O espetáculo deveria ser mais conversado, mais íntimo do público que está lá disposto a acreditar que aquilo é um pequeno cabaret, e que, como diz a música original do espetáculo, "o melhor momento é agora" (na versão em português, "a vida é uma só"). E eles nem precisariam cantar tão bem. Aliás, encurtar um ou dois números musicais também não seria uma má idéia. ====================================================== A Gaiola das Loucas ====================================================== Diogo Vilella, Miguel Falabella, Carla Martelli, Davi Guilherme, Gustavo Klein, Jorge Maya, Mauricio Moço, Mirna Rubin, Sylvia Massari, bailarinos e orquestra. Músicas e Letras: Jerry Herman Texto: Harvey Fierstein Baseado na peça La Cage Aux Folles, de Jean Poiret Direção musical: Carlos Bauzys Versão brasileira e Direção: Miguel Falabella Produção Geral: Sandro Chaim ====================================================== FONTE: Denis Victorazo, Último Segundo. ====================================================== ====================================================== ======================================================

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