Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

domingo, 19 de setembro de 2010

Eleições 2010: A Saúde Pede Socorro!!!

====================================================== Mosquito do Calazar garante banquete em Assu ====================================================== Nas últimas horas recebi duas notícias impactantes. Ambas com reflexos na área da saúde pública. A primeira diz respeito ao avanço da Leishmaniose, ou Calazar, com uma situação preocupante no Assu, já que existe o registro de 7 casos em seres humanos. Entretanto, a fonte alerta que, devido ao sistema de diagnóstico deficiente, o volume de ocorrências pode ser bem maior. ====================================================== ====================================================== Um dos casos foi notificado no Conjunto Janduís (COHAB). O blog apurou que a secretaria municipal de Saúde já sabe das ocorrências, esperamos então que o setor de Vigilância em Saúde haja rápido com informações para a população, além de um trabalho de bloqueio das áreas atingidas, implementação do controle químico e recolhimento dos cães infectados pela doença. Valendo acrescentar que o número de cães vadios nas ruas de Assu é muito grande. ====================================================== ====================================================== Calazar é uma doença que atinge cachorro e homem através da picada do mosquito vetor. No ser humano os sintomas da doença são: febre, aumento do abdome, perda de peso e anemia profunda. Até agora só existe tratamento para o humano, os cães infectados são sacrificados para não ser uma fonte de transmissão. Nos seres humanos, quanto mais precoce o diagnóstico, maior a possibilidade de recuperação e cura, já que, se não for tratada, pode levar à morte até 90% dos doentes. A reprodução dos protozoários causadores da enfermidade ocorre nas células de defesa do organismo e, por isso, as vítimas mais comuns são os pacientes com baixa imunidade. ====================================================== ====================================================== Logo mais trago a segunda notícia. Infelizmente, com o registro de mortes (isso mesmo, no plural). ====================================================== ====================================================== FONTE: Escrito por Alderi Dantas ====================================================== ====================================================== ======================================================

Nenhum comentário: