Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

sábado, 30 de agosto de 2008

Eleições 2008

Faz tempo q não debato, assim, vou tc um pouco pra evitar a ferrugem! LEMBRANDO Q TÔ DESINFORMADO DAS FILIGRANAS POLÍTICAS E DAS REALIZAÇÕES ADMINISTRATIVAS DE BOLA, BEM COMO NÃO VOTO EM SJS! Talvez o maior legado dessa administração seja a reestruturação das festas populares, preparando SJS para o turismo de eventos. Nas demais obras, realmente sou obrigado a abster-me, pois tecer qq comentário pró ou contra a atual administração seria uma leviandade por parte de alguém q vai 2 ou 3 fds por ano a SJS! Contudo, independente da esfera executiva, de seu ocupante ou de qq adjetivo partidário, o atual ocupante tem por OBRIGAÇÃO ética, moral e cívica manter a qualidade de vida da população (e melhorá-la, sempre q possível), bem como de toda infra-estrutura, equipamentos e serviços públicos, cujos acessos devem ser amplos e irrestritos a todos os munícipes, independentemente de seu habitat ser urbano ou rural! Perceba q tudo isso é óbvio, porém poucos conhecem seus direitos e muitos temem requerê-los! Certo de q Júlia (comu SJS no Orkut), tampouco vc, NÃO citariam pseudo-realizações, fico mto feliz, pois, apesar da distância, quero ver o progresso de SJS! Só o q chateia BASTANTE é essa mininisse do radicalismo e da intolerância às divergências partidárias! Seria de grande valia um debate em praça pública entre Aníbal e Bola para q os eleitores de ambos conhecessem as propostas dos 2 e passassem a debatê-las ao invés de ficarem simplesmente xingando-se por terem opiniões divergentes sobre as preferências partidárias. Mas isso é reflexo da educação q nos é ofertada! Melhorando a mesma, os políticos medíocres tenderão à inelegibilidade! Como todo investimento nessa E EM QQ OUTRA área depende dos legislativos municipal, estadual e/ou federal, aí vai a saideira: PQ INSISTIMOS EM CONSIDERAR O EXECUTIVO O CARGO MAIS IMPORTANTE?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?

domingo, 24 de agosto de 2008

Desculpas...

Prezados leitores, peço-vos que me entendam e perdoem a desatualização da última semana, mas a faculdade é extremamente egoísta quanto ao fator tempo e tornou-se ainda mais exigente nesses últimos 15 dias!

A Fina Flor do Brega...

PEEEEEEEEEEEENSE NUMA BANDA QUE É INTEIRA!
A BELINA MAMÃO TOCANDO NO DIA DO TRABALHADOR PRA MILHARES DE PESSOAS EM SÃO PAULO.
Uma banda show de Natal, com um brega de qualidade, a Belina Mamão faz sucesso em SP em alta velocidade: 40 km/h!
A mascote da turma...
Quem tiver oportunidade de assistir a uma de suas apresentações, NÃO PERCA!!!
Seus componentes têm o ROCK no sangue (parte de seus integrantes tocava na banda O Surto), conseguindo fazer um sincretismo entre ritmos, letras e sons que agrada às mais diversas tendências músico-religiosa-sociais!
Seu repertório inclui composições próprias e clássicos do brega rasgado, como Carlos Alexandre, Fernando Luiz, José Orlando, José Augusto, sucessos da Jovem Guarda e, claro, os REIS Roberto Carlos e o REI-REI-REIginaldo Rooooooossi!!!
Toda vez que a Belina se apresenta no Shopping Orla Sul, é sucesso: praça de alimentação lotada, os seus CD's se esgotam antes da metade do show!!!
Quer conferir?
É só clicar no link abaixo!

Saúde II

MOSQUITECA - Mosquitoeira "GENÉRICA" Não dê bobeira, não vacile: CONTINUE COMBATENDO A DENGUE! A Mosquiteca foi inventada por um professor da UFRJ (MAULORI CABRAL) em parceria com biólogos da Fiocruz. Foi testada por eles e realmente funciona! É muito simples sua construção: ------------------------------------------------------------------------------------------------ 1. Pegue uma garrafa pet de 1,5 litros ou mais. ------------------------------------------------------------------------------------------------ 2. Corte a parte superior para fazer uma espécie de funil. ------------------------------------------------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------------------------------------------------ - - - - - - - - - - - - - - - 3. Corte cerca de 10 cm da pet, parte da base da garrafa. ------------------------------------------------------------------------------------------------ -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------4. Lixe a parte interna do pedaço similar a um funil (pode ser utilizada uma lixa para madeira granulação 60, 100 0u 120). O objetivo é deixar a superfície interna bem áspera em toda a sua extensão. ------------------------------------------------------------------------------------------------ 5. Utilizando o “anel“ parte da tampa da própria garrafa, faça um fechamento com um pedacinho de tela dobrado (não serve o tule de véu de noiva, pois o buraco é grande o suficiente para que o mosquito passe). ------------------------------------------------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------------------------------------------------ 6. Coloque cinco grãos de arroz, ou de alpiste amassados, ou ainda ração para gatos dento da parte inferior da garrafa pet. ------------------------------------------------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------------------------------------------------ 7. Sele as duas partes com fita isolante. ------------------------------------------------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------------------------------------------------ 8. Está pronta a armadilha para a fêmea do mosquito transmissor da dengue. ------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------
9. Encha com água limpa até cerca de 3 cm da borda do funil. Complete a água à medida que a mesma for evaporando
10. Coloque a armadilha no quintal ou onde ficam os mosquitos. É necessário ser um local sombreado, as fêmeas do mosquito não gostam de sol.
11. A fêmea do mosquito verifica onde está havendo evaporação da água para colocar os seus ovos.
12. Porque é necessário lixar o “funil”? A superfície fica corrugada e com isso a água sobe por capilaridade, aumentando a taxa de evaporação, atraindo mais facilmente a fêmea do mosquito Aedes Aegypti.
13. Porque é necessário colocar os grãos de arroz ou alpiste amassados? A fêmea só põe ovos onde ela identifica que a água possui alimento para as larvas. Até os mosquitos têm instinto materno.
14. Os ovos descerão pelos buracos da tela e ficarão na parte inferior do recipiente. A tela serve de elemento de ligação entre as duas partes e não permite que as larvas passem para a parte superior do recipiente. A presença da barreira de tela é muito importante. Se ela estiver rasgada/destruída ao invés de uma armadilha para o mosquito você estará fornecendo um criatório para o mesmo.
15. Periodicamente esvazie a parte inferior e mate as larvas com cloro. Verifique se está tudo OK com a tela e encha novamente a armadilha com água. Verifique a sua armadilha todos os dias.
16. O mosquito adulto vive de 30 a 35 dias e as fêmeas põem ovos de quatro a seis vezes, nesse período. Em cada vez, ela põe cerca de 100 ovos, sempre em locais com água limpa e parada. Se não encontra recipientes apropriados para depositar seus ovos, a fêmea pode voar distâncias de até três quilômetros até localizar um ponto que considere ideal. A temporada de chuva complica as coisas: um ovo de aedes aegypti pode sobreviver até 450 dias – um ano e dois meses – mesmo que o local em que ele foi depositado fique seco. Se esse local receber água novamente (quando há uma chuvarada, por exemplo), o ovo volta a ficar ativo, podendo se transformar em larva e depois em pupa, e atinge a fase adulta num prazo curtíssimo: de dois a três dias.
17. A MATEMÁTICA DA MOSQUITOEIRA.
Faça como o professor da MAULORI CABRAL: construa dez armadilhas, espalhe 5 pelo seu quintal e dê as outras 5 aos vizinhos, amigos, parentes. Peça que cada um deles faça o mesmo.
Veja os números de armadilhas que teremos a cada ciclo:
Ou seja, se cada um fizer a sua parte, em 3 rodadas apenas teremos 1.560 armadilhas, enganando as fêmeas do mosquito. Em até 35 dias a fêmea do mosquito estará morta e se não tiver colocado os ovos em local onde os ovos se transformem em mosquitos, teremos (1.560 x10 x 100 = 1.560.000) mosquitos a menos.
O nº é este mesmo: mais de 1,5 milhões de mosquitos, considerando que cada armadilha engane pelo menos 10 fêmeas e que estas fêmeas coloquem ovos apenas 4 vezes na sua vida adulta.
CONCLUSÃO:
Vamos dar a nossa contribuição para interromper esta situação.
Se desejar, acesse o link abaixo para ver o vídeo do professor MAULORI, que foi veiculado pelo Jornal Hoje (da Globo) em 15/03/2008.
http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL347258-9101,00.html