Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

domingo, 20 de julho de 2008

PARABÉNS

Os modestos que me perdoem, mas minha irmã é "paaaaaaaaaaaaaawww"!

A Mestranda Sheila Maria Quintanilha de Morais foi aprovada PELA SEGUNDA VEZ CONSECUTIVA para lecionar a disciplina de Biofísica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como professora substituta, porém, dessa vez, a vitória foi "muito mais maior de grande": A filha de Nino Morais e de Thadéa Quintanilha logrou a primeira colocação!

O segredo do sucesso: a água de SJS, as bênçãos de S. João Batista, muito estudo e dedicação para alcançar o objetivo pré-estabelecido!

Parabéns, maninha!!!

VEStiBUlanDO_01

BIOLOGIA
Mitose e Meiose
Mitose
Introdução: A mitose é o tipo de divisão em que uma célula dá origem a duas células-filhas com o mesmo número de cromosomos da célula inicial. Ciclo Celular: modificações sofridas pela célula desde a sua formação até a sua divisão em duas células-filhas.
Duração do ciclo-celular: A duração dessas etapas varia em função do tipo de célula. Em geral, a intérfase é mais demorada que a mitose, correspondendo aproximadamente 90% do ciclo celular.
Intérfase: é o período compreendido entre duas divisões celulares consecutivas. O nécleo interfásico apresenta carioteca, nucléolo e cromatina bem característicos. É durante a intérfase que a célula se prepara para a divisão, tendo como evento mais marcante a duplicação do material genético.
Para efeito didático, a intérfase é subdividida em três períodos: G1, S e G2.
G1: período que precede a duplicação do DNA. S: período em que a duplicação do DNA está ocorrendo. G2: período mais curto e, vai do término da duplicação do DNA até o início da divisão celular.
Fases da Mitose: Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase
Prófase (pró = antes) a)início da condensação dos cromosomos b)fragmentação da carioteca c)desintegração do nucléolo d)migração dos pares de centríolos para os pólos e)cada novo centríolo origina ao seu redor fibras protéicas denominadas fibras do áster f)formação do fuso
Metáfase (meta = depois) a)cromosomas se dispõem na região equatorial da célula, onde eles se ligam às fibras do fuso acromático. b)cromosomos atingim o grau máximo de espiralização. Anáfase (ana = separação) a)separação das cromátides b)migração dos cromosomos aos pólos Telófase (telo = final) c)reaparecimento do nucléolo d)descondensação dos cromosomos e)formação de envoltório nuclear f)ocorre a citocinese (divisão do citoplasma) g)as fibras do fuso e do áster desaparecem.
Diferenças entre as mitoses de células vegetais e animais Célula animal Célula vegetal Cêntrica (presença de centríolos) Acêntrica (ausência de centríolos) Astral (presença de áster) Anastral (ausência de áster) Citocinese centrípeta (de "fora para dentro", por estrangulamento). Citocinese centrífuga (de "dentro para fora", pela formação da lamela média).
Bloqueio da Mitose: propriedade que a colchicina tem de paralisar a mitose em metáfase pela desorganização das fibras do fuso.
Fragmoplasto: placa de substâncias gelatinosas (pectinas) que se forma entre os núcleos-filhos de uma célula vegetal, logo após a cariocinese; é a primeira separação entre as células-filhas. Plasmodesmo: pontes citoplasmáticas que comunicam células vegetais vizinhas.
Meiose
1- Introdução: é um tipo de divisão em que uma célula dá origem a quatro células-filhas com a metade do número de cromossomos da célula inicial. A meiose é, portanto, um processo importantíssimo para a manutenção da carga genética das espécies ocorrendo na formação dos gametas.
Através deste processo, células diplóides podem originar células haplóides, o que se faz através de duas divisões sucessivas. A primeira delas, uma divisão reducional, pela qual uma célula diplóide origina duas células haplóides (com redução dos cromossomos) e a outra, uma divisão equacional (mitose comum), em que cada uma das células haplóides resultantes da primeira divisão origina duas outras, porém com mesmo número de cromossomos.
PRÓFASE I:
Leptóteno (leptos = fino, delgado) : Início da prófase. Os cromossomos individualizam-se como filamentos finos. Cada cromossomo, no leptóteno, é formado por duas cromátides. Os cromossomos iniciam a sua condensação, podendo notar a presença de regiões mais densas, chamadas cromômeros, que têm a mesma distribuição ao longo dos homólogos.
Zigóteno (zigon = emparelhamento): Nesta etapa a condensação dos cromossomos progride e inicia-se o pareamento visível dos cromossomos homólogos, num processo denominado sinapse.
Paquíteno (pachys = espesso, grosso): Completa-se o pareamento dos homólogos e cada par forma uma díade ou bivalente, com quatro cromátides formando uma tétrade. É nesta fase que ocorre a permuta ou crossing-over. É um fenômeno durante o qual as cromátides homólogas porém não-irmãs se entrelaçam, sofrem quebras e fazem a permuta de segmentos cromosômicos. Há troca de genes. Aumentando a variabilidade genéticas das espécies.
Diplóteno (diplos = duplos): Nesta etapa os cromosomas começam a se separar, mas permanecem unidos nos pontos das cromátides onde se formam as permutações. Em cada um desses pontos aparece uma figura em X, chamada quiasma.
Diacinese (dia = através / cinese = movimento): Nesta etapa ocorre a terminalização dos quiasmas, os cromosomas se separam já com segmentos trocados e a membrana nuclear se desfaz, liberando os cromossomos no citoplasma.
* No citoplasma, observa-se, durante o zigóteno, a duplicação do centríolo e a formação do fuso.
Os centríolos atingem os pólos da células na diacinese.
METÁFASE I: Com o desaparecimento da carioteca , as tétrades se deslocam para o equador da célula, formando a placa equatorial, que caracteriza a Metáfase. Os centrômeros se ligam às fibras do fuso e os cromossomos atingem condensação máxima.
ANÁFASE I: esta fase caracteriza-se pelo deslocamento dos cromossomos para os pólos opostos da células.
TELÓFASE I: os cromossomos se descondensam, os nucléolos reaparecem, a carioteca se reorganiza surgindo dois novos núcleos e ocorre a citocinese. O fuso acromático se desfaz. Segue-se um período de duração variável, geralmente curto, antes da divisão II, chamado intercinese. MEIOSE II
A Meiose II é extremamente semelhante à Mitose. A formação de células haplóides, a partir de outras células haplóides, só é possível porque ocorre, durante a Meiose II, a separação das cromátides que formam as díades ( cromátides - irmãs ). Cada uma dessas cromátides dirige-se para um pólo diferente e já passa a se chamar cromosomo-filho. As fases da Meiose II são: Prófase II, Metáfase II, Anáfase II e Telófase II.

VEStiBUlanDO_02

Análise Lingüística

A Língua Portuguesa é riquíssima, apresentando variações que podem ser empregadas corretamente nas mais diversas situações, de acordo com a situação, o interlocutor e a finalidade do texto!
NORMA CULTA: Caracteríza-se pela correção do discurso nos mais diversos aspectos (ortografia, concordância, regência, pontuação, emprego correto das palavras quanto ao significado, organização das orações e dos períodos, relação entre os termos, as orações, os períodos e os parágrafos). É mais planejada e elaborada, sendo, pois, mais empregada na escrita.
Utilizada nos meios de comunicação, nas correspondências comerciais e oficiais, nos textos científicos, didáticos, oficiais,institucionais e informativos em geral.
PADRÃO COLOQUIAL: Caracteriza-se por sua maior liberdade de expressão, aceitando gírias ou palavras dicionarizadas, construções repelidas pela gramática normativa, porém comunicativamente eficazes
Utilizada na linguagem familiar e íntima, na correspondência pessoal, na literatura (composição de personagens), em publicações destinadas a públicos específicos, em anúncios publicitários, na música.
EXERCITANDO para NÂO esquecer!!!
Transforme o poema em PROSA, mantendo o conteúdo e a intenção do autor:
QUARENTA ANOS
Aa vida é para mim, está se vendo,
Uma felicidade sem repouso:
Eu nem sei mais se gozo, pois que o gozo
Só pode ser medido em se sofrendo.

Bem sei que tudo é engano, mas sabendo
Disso, persisto em meenganar... Eu ouso
Dizer que a vida foi o bem precioso
Que eu adorei. Foi meu pecado... Horrendo

Seria, agora que a velhice avança,
Que me sinto completo e além da sorte,
Me agarrar a esta vida fementida.

Vou fazer do meu fim minha esperança,
Oh sono, vem!... Que eu quero amar a morte
Como o mesmo engano com que amei a vida

(ANDRADE, Mário de. Poesias Completas)
DICA: O autor expressa-se conotativamente no poema, contudo, a resposta deve ser DENOTATIVA!
Andrade versou seu pensamento numa forma poética clássica. Identifique-a, caracterizando-a.

CULINÁRIA_Microondas

Dicas básicas do uso de microondas
Os alimentos processados no microondas continuam a cozinhar por ação do calor interno, depois de retirados do forno. Assim quase todas as receitas indicam tempo de descanso para que o alimento continue cozinhando.
As receitas sempre indicam os níveis de potência na qual o alimento deve ser cozido. Alta (ou 100 %), média alta (ou 70%), média (ou 50%) média baixa (ou 30%) e baixa (ou 10 %). Os tempos indicados nas receitas não são exatos já que as potências dos fornos podem variar de acordo com a marca ou modelo.
As batatas podem ser cozidas em fornos de microondas sem água. Para isso, lave-as e com um garfo perfure a casca antes de colocá-las no microondas.
As salsichas e outros alimentos revestidos por película devem ser perfurados antes de cozidos.
Utilize filme plástico para microondas para cobrir recipientes sem tampa.
Lembre-se de deixar uma abertura para a ventilação.

Educação:

Arquejou, mas ainda está resistindo...
A educação sabugiense está entre as melhores avaliadas do RN e quem se interessar pelo rancking seridoense pode espiar o aflordaterra.blogspot e/ou o blog do Prof. Ms. João Quintino em seu sabugibyjq.zip.net!