Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Legitimidade: Greve da UERN é justa, diz ALRN...

Asembleia Legislativa do RN faz audiência pública e conclui que greve da UERN é, além de justa, legítima...



A greve de professores e funcionários da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN é "justa e legítima". Essa foi a conclusão a que chegou a audiência pública realizada nesta quinta feira (21), na Assembleia Legislativa, de acordo com depoimentos de representantes do governo do Estado, professores, dirigentes e estudantes da instituição.
Na audiência, realizada por proposição do deputado Fernando Mineiro (PT), representantes dos professores, servidores e alunos, mostraram que a greve atual foi gerada pelo próprio governo, que não cumpriu uma proposta elaborada por ele em setembro do ano passado, para o encerramento da greve anterior. “Quem tem obrigação de encontrar uma solução é o governo. A crise não é da UERN é do governo. O nosso desejo é encontrar uma saída, mas está faltando diálogo”, afirmaram.
Ao final ficou acertado que na próxima segunda feira vai haver um encontro entre uma representação dos grevistas com o secretário de Administração do Estado.

FONTE: Escrito por Alderi Dantas, acessado em 22/06/2012 às 12h41min.


2013: Centenário da Valsa Royal Cinema

Como ouvi a FILARMÔNICA HONÓRIO MACIEL executar inúmeras vezes na nossa "Festa de Junho", resolvi postar essa lembrança, vai que alguém se lembre de comemorar no próximo ano...


Composição “Valsa Royal Cinema” irá completar, em 2013, 100 anos. Tonheca Dantas criou uma das mais famosas composições instrumentais, que rompeu fronteiras até nacionais

Tonheca foi quem criou uma das mais famosas composições instrumentais, que rompeu fronteiras até nacionais: a “Valsa Royal Cinema”, que está prestes a completar 100 anos de existência. Não há uma orquestra, banda sinfônica ou conjunto musical no Brasil que não possua as partituras e não execute Royal Cinema, uma das composições que se tornou clássica.

Já na infância, Tonheca conciliava o trabalho duro na agricultura com a arte de tocar clarinete. Cláudio Galvão conta em seu livro “A Desfolhar Saudades – Uma biografia de Tonheca Dantas”, que ele jamais teve formação superior como músico, sendo autodidata. Em 1898 foi contratado como maestro da Banda de Música da Polícia Militar do RN, função que exerceu por três anos. Depois tentou a sorte em estados como Paraíba e Pará, retornando em 1911 para Natal, onde passou a integrar a Banda de Musica da PM.

Royal Cinema foi criada em 1913, a pedido do famoso Cinema Royal que acabara de ser inaugurada na Capital do RN. O local funcionava na Rua Vigário Bartolomeu com a Ulisses Caldas. Hoje funciona a Procuradoria Geral de Natal. A valsa de Tonheca fez tanto sucesso, que foi tocada exaustivamente pela Rádio BBC de Londres, durante a Segunda Guerra Mundial, infelizmente executada como sendo de “autor desconhecido”. Tonheca faleceu no dia 07 de fevereiro de 1940. Hoje com 97 anos de existência, Royal Cinema vai completar seu centenário de existência em 2013.

FONTE: Escrito por Marcos Dantas. http://www.soudoserido.com.br/carnauba-dos-dantas/aniversario-100-anos-valsa-royal-cinema/

terça-feira, 19 de junho de 2012

Receita de Canjica com leite e canela light






INGREDIENTES

1 xícara (chá) de milho branco para canjica
2 colheres (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão
5 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 pedaço de canela em rama
4 cravos-da-índia
1 pitada de sal
1 litro de leite desnatado
Para decorar: canela em pó

MODO DE PREPARO

Lave ao milho e coloque em uma tigela com 1 litro de água. Deixe de molho por 12 horas.
Despeje em uma panela de pressão o milho e a água que ficou de molho. Tampe e cozinhe por 25 minutos ou até o milho ficar macio. Retire do fogo, tire a pressão da panela e abra. Escorra a água.
Adicione o adoçante, o açúcar, a canela, o cravo-da-índia, o sal e o leite. Cozinhe (sem tampar) por 45 minutos ou até a canjica a ficar bem macia e com um caldo levemente encorpado. Retire do fogo. Sirva quente ou fria e polvilhe canela em pó.



  • mais de 60 minutos 





    •  Porções: 6 





    FONTE: Home iG › Receitas, Por Maria Luiza Ctenas, nutricionista. Em http://receitas.ig.com.br/canjica-com-leite-e-canela-light/4e7af31f7bb4e2ad5c000020.html. Acessado em 19/06/2012, às 17h41min.

    Deputado (Federal), onde fica (apontando no mapa) o Estado de PE?

    Sua Excelência responde: "Aqui, entre o RN e a PB"!?!?!?!?!


    InfoNews: Microsoft em busca de uma fatia do mercado de TABLETS, no qual a MAÇÃ reina com o iPad



    Microsoft lança tablet para concorrer com iPad
    Família de aparelhos Surface tem teclado embutido e roda Windows 8









    Em evento realizado nesta segunda-feira (18) em Los Angeles (EUA), a Microsoft mostrou sua aposta para concorrer com o iPad. O tablet Surface tem uma capa que serve como teclado e duas câmeras, entre outros recursos.

    O aparelho roda o Windows 8, tem espessura de 9,3 milímetros e pesa 576 gramas. O vidro da tela é do tipo Gorilla Glass 2, criado pela Corning, mesma empresa que faz o vidro usado no iPad e em alguns celulares de primeira linha.

    Um dos diferenciais do aparelho é que ele já vem com um apoio para mesa embutido. A capa do aparelho, também já acoplada ao tablet, vira um teclado quando dobrada.

    Além de responder ao toque dos dedos, o aparelho também suporta canetas digitais. Elas podem ser usadas para marcar texto, colorir imagens em aplicativos gráficos ou escrever na tela.

    Preço e lançamento

    A família de tablets Surface será composta de modelos com Windows RT (versão do Windows 8 para tablets) e Windows 8 Pro, voltada para notebooks e deskops. Os modelos com Windows RT terão versões com 32 GB e 64 GB. A Microsoft não forneceu o preço exato, mas disse que ele estará no nível de outros tablets com Windows 8. Já os modelos com Windows 8 terão versões de 64 GB e 128 GB.

    O lançamento dos primeiros tablets Surface será junto com o do sistema Windows 8, que deve chegar até outubro. Os modelos com Windows 8 Pro chegarão três meses após o lançamento.


    FONTE: Home iG › Tecnologia, http://tecnologia.ig.com.br/2012-06-18/microsoft-lanca-tablet-para-concorrer-com-ipad.html, ACESSADO EM 19/06/2012, ÀS 17h27min.