Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

domingo, 4 de maio de 2008

Novidades deste 4º domingo (04/05/2008)

Fast Technical News: Vegederm® Trata-se de um texto com um direcionamento mais técnico, contudo, caso desperte a curiosidade de alguém, seu MÉDICO DEVE SER CONSULTADO PREVIAMENTE À SUA UTILIZAÇÃO!!! Gelar a latinha em 10 minutos! Le Cachacier Dengue II: Coffea arabica X Aedes aegypti

Fast Technical News_Vegederm®

Alternativa vegetal à Vaselina sólida farmacêutica
Vegederm® é conhecida como vaselina sólida vegetal (ou manteiga de cerais) produzida a partir da semi-hidrogenação controlada de óleos vegetais purificados de Girassol, Milho e Soja. Graças a sua composição, Vegederm® é rica em ácidos graxos essenciais (EFAs), entre outros, os Ômegas 6 e 9, os quais lhe conferem propriedades emoliente, regeneradora e hidratante. Vegederm® é usada como veículo para inúmeros princípios ativos e como componente de pomadas, pois apresenta grandes vantagens em relação à vaselina sólida, sendo um produto de origem vegetal obtido a partir de fontes renováveis e com maior compatibilidade dérmica.

Gelar a latinha em 10 minutos!!!

Acabou a cerva? A gente gela rapidinho...
Você sabe como gelar aquelas latas de cerveja que ainda estão a 30ºC a 10 minutos do horário previsto para começar o churrasco? Pois seus "pobremas se acabaram-se"!!! Não!, não é mais um "revolucionário" invento das organizações Tabajara! É científico e funciona: Atinge os 5ºC em, aproximadamente, 3 minutos, EXATAMENTE, apenas TRÊS minutinhos!!! A FÓRMULA: Só no próximo domingo!

Le Cachacier

Cachacier

Sem querer ser prepotente, apesar de quem não me conhece assim julgar-me, resolvi lançar mão da dinâmica de nossa Língua e de um “sincretismo” franco-brasilense para criar esse neologismo: Le Cachacier.

Denomino de Cachacier o profissional especializado e conhecedor de CACHAÇAS e todos os assuntos relacionados ao serviço desta. Adicionalmente, cuida da compra, armazenamento e rotação de adegas e elabora cartas de cachaça (à semelhança das de vinho) nos mais diversos estabelecimentos.

EM TEMPO:

Na vaerdade. iria grafar CACHACILIER, mas encontrei uma terminologia pré-existente na Wikipédia e resolvi abdicar do meu neologismo:

"Cachacier é um profissional especializado em cachaças e todos os assuntos relacionados ao serviço desta. É o profissional que orienta os clientes de um estabelecimento que conta com uma carta de cachaças sob qual bebida se encaixa mais no seu perfil, dando informações sobre o produto. Conhece profundamente todas as etapas de produção da bebida, do plantio da cana-de-açúcar até o engarrafamento e distribuição. Adicionalmente, cuida da compra, armazenamento e seleção de marcas e elabora cartas de cachaças em restaurantes, bares e hotéis. Conduz palestras e degustações para aficcionados, e presta consultoria a produtores e distribuidores do ramo.

Origem do termo: surgiu como uma versão do termo sommelier (especialista em vinho) há poucos anos. No feminino, cachacière."

In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cachacier

Dengue II: Coffea arabica X Aedes aegypti

Recebi este e-mail e resolvi divulga-lo: VAMOS ATACAR!!! O nosso Café de todos os dias é a nova arma contra o mosquito da dengue. Uma cientista paulista, a Bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP (campus de São José do Rio Preto ), durante a pesquisa da sua dissertação de mestrado, descobriu que a borra de café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes aegypti. O processo é extremamente simples: o mosquito pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias, e a borra de café, que é produzida todos os dias em praticamente todas as casas tem custo zero. O único trabalho é o de colocá-la nas plantas, inclusive sendo jogada sobre o solo do jardim e quintal. Os especialistas em saúde pública, entre eles médicos sanitaristas, estão saudando a descoberta de Alessandra, uma vez que, além da ameaça da Dengue 3, possível de acontecer devido às fortes enxurradas de final de ano, surge outra ameaça, proveniente do exterior: a da Dengue tipo 4. Conforme explica a bióloga, 500 microgramas de cafeína da borra de café por mililitro de água bloqueia o desenvolvimento da larva no segundo de seus quatro estágios e reduz o tempo de vida dos mosquitos adultos. Em seu estudo ela demonstrou que a cafeína da borra de café altera as enzimas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais como o metabolismo hormonal e da reprodução, podendo ser essa a causa dos efeitos verificados sobre a larva e o inseto adulto. A Receita: 2 colheres de sopa de borra de café (pó de café usado) para cada meio copo d'água (tipo americano, ou dos que vêm com geléia de mocotó ou com extrato de tomate) e pode ser aplicada em pratos que ficam sob vasos com plantas, dentro de bromélias e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas. O mosquito se desenvolve até mesmo na película fina de água que às vezes se forma sobre a terra endurecida dos jardins e hortas, também na água dos ralos e de outros recipientes com água parada (pneus, garrafas, latas, caixas d'água etc.). "A borra não precisa ser diluída em água para ser usada", diz a bióloga. Pode ser colocada diretamente nos recipientes, já que a água que escorre depois de regar as plantas vai diluí-la. Ou seja: ela recomenda que a borra de café passe a ser usada, também, como um adubo ecologicamente correto. Atualmente, o método mais usado no combate ao Aedes aegypti é o aspersão dos inseticidas organofosforados, altamente tóxicos para homens, animais e plantas. Luciana Rocha Antunes Bióloga - Especialista em Gestão Ambiental,Mestranda em Agroecologia e Desenvolvimento Rural UFSCar e Embrapa Meio Ambiente Tel: (55) 19 81567751 lurantunes@yahoo.com.br