Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

domingo, 8 de agosto de 2010

Infecção generalizada mata seis vezes mais que acidentes de trânsito

====================================================== No Brasil, as mortes por sepse - termo médico para infecção generalizada - superam em seis vezes as vítimas do trânsito. Anualmente, 220 mil pessoas morrem da doença, uma reação exacerbada do organismo à infecção, enquanto acidentes entre veículos mataram 34,5 mil em 2008, de acordo com a última estatística disponível no Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde. ====================================================== A comparação entre os dados foi feita pela Sotierj (Sociedade de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro), que pela primeira vez promove um congresso dedicado ao tema. O encontro termina neste sábado (31). Moyzes Damasceno, coordenador de terapia intensiva do Hospital de Clínicas de Niterói e presidente da Sotierj, que critica a formação oferecida pelas faculdades de medicina. ====================================================== O assunto preocupa porque há uma deficiência muito grande no ensino da medicina. A terapia intensiva, especialidade dos médicos que atuam em UTIs, não faz parte da grade curricular das faculdades. ====================================================== ====================================================== Pesquisa do Ilas (Instituto Latino-Americano da Sepse), realizada com 917 médicos de 21 hospitais brasileiros, mostrou que apenas 27% sabem reconhecer a doença, provocada por uma reação do organismo a uma infecção - as toxinas liberadas pelo sistema imunológico para combater bactérias ou vírus são tão potentes que acabam atacando também órgãos vitais como rins, coração, pulmão e cérebro. ====================================================== Desde 2005, o Ilas encabeça no Brasil a campanha mundial Sobrevivendo à Sepse. Faz parte do trabalho arregimentar centros médicos, que têm seus funcionários treinados e passam a abastecer o Ilas com dados sobre a doença. ====================================================== Segundo o último relatório da instituição, de abril, 48,7% dos pacientes com sepse grave e 65,5% dos com choque séptico morrem no Brasil. No mundo, essas taxas estão em 23,9% e 37,4%, respectivamente. ====================================================== FONTE: Agência Estado ====================================================== ====================================================== ======================================================

Nenhum comentário: