Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

domingo, 7 de dezembro de 2008

O que é a camada Pré-sal?

Pré-sal é uma camada de sedimentos, que deram origem ao petróleo e ao gás, que fica abaixo da camada de sal localizada entre 7 e 8 mil metros abaixo do leito do mar. =================================================================== O surgimento do pré-sal, segundo os estudos geológicos, se deu a partir da formação de uma camada de sal que cobriu organismos microscópicos sedimentares que se depositaram no mar primordial, formado pelo afastamento dos continentes sul americano e africano. =================================================================== A decomposição e reação química dos microorganismos, depois de milhares de anos, é que criaram as reservas de petróleo.

Nenhum comentário: