Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

domingo, 7 de dezembro de 2008

Infecção Hospitalar

Programa de controle poderá ser OBRIGATÓRIO ! A obrigatoriedade de manutenção de um "Programa de Controle de Infecções na Assistência à Saúde" nas unidades hospitalares é o objetivo de projeto de autoria do senador Papaléo Paes (PSDB-PA). De acordo com dados apresentados pelo senador - que solicitou a análise o mais rápido possível do seu projeto - um total de 15,5% dos pacientes internados nas unidades de saúde do país tem infecções hospitalares. A infecção é, disse ele, a mais freqüente e grave complicação que atinge pacientes hospitalizados. Mas o controle rigoroso poderá reduzir significativamente o problema, salvando milhares de vidas. =================================================================== O senador informou que, em média, cada infecção hospitalar acrescenta cinco a dez dias ao período de internação, além de elevar os custos médicos e causar muitas mortes. O mais grave ainda é que a não erradicação das infecções permite o surgimento de bactérias cada vez mais resistentes aos medicamentos, acrescentou. Tendo por base uma pesquisa do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, que indica a possibilidade de se evitar 30% das infecções hospitalares, o senador avalia que o controle mais rigoroso com assepsia e higiene poderá reverter a gravidade da situação. =================================================================== Papaléo denunciou que, no Brasil, na avaliação dos serviços de controle desse tipo de contaminação, apenas 35% das atividades programadas são efetivamente cumpridas. O pior resultado foi observado na direção dos hospitais, onde apenas 15% das atividades previstas estavam sendo praticadas. Para o senador, esse baixo envolvimento em ações de controle tem produzido resultados catastróficos. Além disso, as infecções hospitalares não se restringem aos hospitais. Ambientes aparentemente sem riscos, como consultórios dentários e postos de saúde, podem também ser afetados por esse mal. =================================================================== O projeto, que impõe mais rigor no controle da infecção hospitalar, já foi aprovado nas comissões de Assuntos Sociais e de Constituição, Justiça e Cidadania. Aguarda agora por votação no plenário da Casa, antes de ser remitido à Câmara.

Nenhum comentário: