Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

domingo, 1 de junho de 2008

Le Cachacier III

Produzindo a Cachaça Ideal...
Pincei estas fotos do site da Cachaça-Padrão, top das tops, produzida no vizinho estado da PB!
A melhor cachaça advém, preferencialmente, de um plantio e de um manejo ORGÂNICO da Cana-de-Açúcar, abstêmio de produtos químicos. No corte, deve-se abster-se da queimada e desprezar as partes distal e proximal do solo (respectivamente, o ápice, próximo às folhas e a porção próxima às raízes).
Antes da moagem, deve ser feita uma seleção, a fim de retirar as canas brocadas. O caldo deve ser peneirado, filtrado e seguir em tubos fechados para as dornas de fermentação.

O mosto fermentado é transferido para os alambiques, onde ocorre a destilação. A primeira a sair é Cachaça de Cabeça, cujo teor alcoólico é muito elevado, prestando-se à limpeza de garrafas e de equipamentos, apenas. Em seguida, é extraído o Coração da Cachaça, a qual corresponde à cachaça verdadeiramente pura e de qualidade, com sabor característico e fugidio àquele estereotipado (encontrado nas aguardentes produzidas em escalas industriais). Por fim, recolhe-se a Cauda ou o Rabo de Cachaça que corresponde ao final de toda a destilação e, por ser rico em impurezas, é impróprio para o consumo, mas serve à adubação do canavial.

Não se pode descuidar do asseio, da limpeza e da higiene concernentes aos funcionários, transeuntes, ambiente e aos animais envolvidos no processo, tudo, visando à garantia de qualidade do produto final.

Nenhum comentário: