Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

domingo, 11 de maio de 2008

politiKando

A origem
politiKando Segundo o Mestre Aurélio Buarque de Hollanda...

Política [F. subst. de político.]

S. f. 1. Ciência dos fenômenos referentes ao Estado; ciência política.

2. Sistema de regras respeitantes à direção dos negócios públicos.

3. Arte de bem governar os povos.

4. Conjunto de objetivos que enformam determinado programa de ação governamental e condicionam a sua execução.

5. Princípio doutrinário que caracteriza a estrutura constitucional do Estado.

6. Posição ideológica a respeito dos fins do Estado.

7. Atividade exercida na disputa dos cargos de governo ou no proselitismo partidário.

8. Habilidade no trato das relações humanas, com vista à obtenção dos resultados desejados.

9. P. ext. Civilidade, cortesia.

10. Fig. Astúcia, ardil, artifício, esperteza.

[Cf. politica, do v. politicar.] Político [Do gr. politikós, pelo lat. politicu.] Adj.

1. Relativo à, ou próprio da política.

2. Relativo aos negócios públicos.

3. Que trata ou se ocupa de política.

4. Delicado, polido, cortês.

5. Fig. Esperto, astuto.

~ V. direito --, economia --a, estado --, geografia --a, liberalismo --, maioridade --a, marketing --, ordem --a, polícia --a e teatro --.

S. m.

6. Aquele que trata ou se ocupa de política; estadista. 7. Fig. Indivíduo político, astuto, esperto.

[Cf. politico, do v. politicar.]

Inspirado na origem GREGA e no significado AURELIANO e HITÓRICO da palavra POLÍTICA, criei a coluna politiKando!

Nenhum comentário: