Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

terça-feira, 12 de março de 2013

Conclave 2013...





Saiba como funciona o conclave para escolha do novo papa

Infográfico mostra etapas da votação que começa nesta terça para escolher novo pontífice da Igreja Católica

Bruna Carvalho - iG São Paulo 
Na Capela Sistina, os 115 cardeais "cardeais eleitores" (com menos de 80 anos) iniciam nesta terça-feira o conclave para a escolha de um papa para suceder a Bento 16 , que deixou o cargooficialmente em 28 de fevereiro, marcando a primeira renúncia em quase 600 anos de um pontífice.
Pelas regra canônica anterior, o conclave deveria começar com um mínimo de 15 dias após a morte ou renúncia de um papa. Mas Bento 16 alterou a lei por meio de um decreto e ofereceu aos cardeais apossibilidade de antecipação , o que permitiu o início da eleição nesta terça.
A data do início do conclave é importante porque a Semana Santa começa em 24 de março, com o domingo de Páscoa em 31 de março. Com o objetivo de ter um novo papa para o período litúrgico mais solene da igreja, ele teria de ser nomeado até o domingo do dia 17 - um calendário apertado se o conclave fosse começar, como inicialmente previsto, no dia 15.
Os conclaves estão entre as eleições mais misteriosas do mundo, sem candidatos declarados, sem campanha eleitoral explícita, e com eleitores que muitas vezes conhecem poucos dos seus colegas. Todos eles juram manter segredo sobre os detalhes da votação. Entre os favoritos , estão o cardeal italiano Angelo Scola e o cardeal brasileiro Odilo Scherer .
Veja no infográfico as etapas para a escolha do novo papa:


FONTE:  Escrito por Bruna Carvalho, para o  iG São Paulo, acessado em 12/03/2013, às 08h20min.

Nenhum comentário: