Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

domingo, 24 de fevereiro de 2013

O carro dos sonhos: Pelo menos no consumo...





Volkswagen lança o automóvel mais econômico do mundo

Híbrido XL1 pode percorrer até 111 km com apenas um litro de combustível

Thiago Vinholes | 21/2/2013 11:50
Volkswagen XL1
Volkswagen anunciou nesta quinta-feira (21) o lançamento da versão de produção do XL1, o automóvel mais econômico do mundo. Híbrido com motor diesel e outro elétrico, o veículo pode percorrer 111 km consumindo apenas um litro de combustível. A novidade será apresentada noSalão de Genebra, na Suíça, entre 7 e 17 de março próximo, segundo aponta o website inglêsAutocar – a montadora ainda esconde o jogo sobre onde o carro será revelado ao público.
Fruto de um projeto iniciado em 2002, o XL1 terá uma tiragem inicial de apenas 50 unidades. O preço, porém, ainda não foi divulgado pela fabricante alemã.
De aparência um tanto exótica, o carro super eficiente é também o veículo mais aerodinâmico já construído na história da indústria automobilística, segundo a VW. Para melhorar essa capacidade o veículo dispensou até os retrovisores externos, que foram substituídos por câmeras de vídeo.
Construído com materiais leves, como alumínio e fibra de carbono, o XL1 pesa apenas 795 kg. A carroceria, por exemplo, pesa apenas 230 kg, enquanto o conjunto mecânico marca meros 150 kg na balança.
VW
As rodas são aro 15" na frente e 16" na traseira
2 / 15
A propulsão vem da combinação do bloco 0.9 litro turbodiesel de 48 cv associado ao motor elétrico com mais 27 cv, somando 75 cv. A transmissão é semi-automática de 7 velocidades com dupla embreagem, recurso que permite poupar combustível ao realizar trocas de marcha mais rápidas.
O desempenho do XL1 é até modesto. Segundo dados da marca, o veículo vai do 0 aos 100 km/h em 12,7 segundos e a velocidade máxima é limitada em 160 km/h. A VW ainda afirma que o modelo emite apenas 21 gramas de CO2 por quilômetro rodado, um dos menos índices da indústria para veículos com motores a combustão. Já a autonomia impressiona: com um tanque de 10 litros de diesel o carro pode percorrer até 1.110 km.
O veículo também circular utilizando apenas a propulsão do motor elétrica, cuja bateria íon de lítio permite um alcance de até 50 km. Nesse modo, o carro não emite nenhum agente poluente na atmosfera.
Muito compacto, com apenas 3,88 metros de comprimento e 1,15 m de altura, o XL1 é menor que umVW Polo e mais baixo que o Porsche Boxster. No interior há espaço para apenas dois ocupantes, que acessam a cabine por meio de portas no estilo “asa-de-gaivota”, e o porta-malas na traseira comporta 120 litros de volume de bagagem.
A VW ainda não informou como será o programa de comercialização do veículo, tampouco em quais países ele será vendido. Por outro lado, a marca informou que o XL1 será fabricado de forma artesanal em Osnabrück, na Alemanha.


FONTE: Escrito por Thiago Vinholes, para o IG, acessado em 21/02/2013, às 15h05min.

Nenhum comentário: