Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Carnaval 2013: ZÉ PEREIRA e os PAPANGUNS...




ZÉ PEREIRA
A maior – talvez, a única! – tradição do carnaval de São João do Sabugi abriu o antigo tempo de entrudo – a entrada na quaresma – na manhãzinha do domingo, como se repete desde que nossos avós eram vivos. O Zé Pereira não trouxe uma multidão considerável às ruas, como aconteceu em anos anteriores, mas continua vivo e cheio de irreverência e alegria.
Acredito que essa verdadeira instituição da folia de Sanja precisa urgentemente do incentivo do poder público sabugiense para prevenir-se do perigo de desaparecimento. A premiação para as melhores máscaras de papel-machée e para os papangus mais originais seria um bom começo, mas estudar a possibilidade de fazer dessa prática a real abertura do carnaval iria valorizá-la e reduzir os custos públicos com a festa de Momo daqui.
Minha opinião é que o carnaval oficial de nosso lugar aconteça no antigo entrudo – domingo, segunda e terça gorda. Temos condições de fazer um carnaval pequeno, porém interessantíssimo e diferente dos que existem ao nosso redor, o que nos destacaria pela singularidade. Valorizar o Zé Pereira, os papangus e as troças de rua pode ser um bom começo...
 
 
(Fotos de Batista Morais e Kléber Medeiros)




Escrito por Quintino Medeiros




FONTE: Escrito por João Quintino para seu Blog http://sabugilandia3.zip.net/ , acessado em 16/02/2013, às  16h 55min.





Nenhum comentário: