Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

terça-feira, 19 de julho de 2011

Oxalaia quilombensis: o maior dinossauro carnívoro que viveu no litoral brasileiro

=========================================================== =========================================================== Fatos e curiosidades: =========================================================== O Oxalaia quilombensis é uma nova espécie de espinossaurídeo encontrada por paleontólogos durante uma expedição na Ilha de Cajual, no Maranhão. Ele foi o maior dinossauro carnívoro que viveu no litoral brasileiro e foi nomeado pelos paleontólogos Alexander W.A. Kellner, A.K. Sergio Azevedo, Elaine Machado, Luciana B. Carvalho e Deise D.R. Henriques em 2011, ou seja, há pouquíssimo tempo! =========================================================== A espécie é muito semelhante a outras já descritas na África. Isso pode ser explicado se pensarmos que, no período histórico anterior, aquele continente era ligado à América do Sul, o que proporcionou a migração de animais de uma região para outra. =========================================================== Os espinossaurídeos – família a qual pertence o nosso Oxalaia – eram terópodos e se destacavam por possuírem focinhos longos e estreitos, armados com dentes afiados e uma grande garra nas patas dianteiras. Estas adaptações indicam que esses animais podiam ter grande aptidão para “fisgar” peixes. No entanto, é pouco provável que a dieta dos espinossaurídeos tenha sido exclusivamente de peixes. A presença de dentes destes animais cravados em esqueletos de outros seres fossilizados indicam que eles poderiam se alimentar de animais terrestres também. Além disso, o espinossaurídeos eram tão grandes quanto o Tiranossauro Rex e não sobreviveriam comendo apenas animais tão pequenos quanto peixes. =========================================================== FONTE: Blog da Júlia: Caçadora de Dinossauros! =========================================================== =========================================================== ===========================================================

Nenhum comentário: