Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Açude Santo Antônio

====================================================== ====================================================== Sempre é bom espairecer, então copiei o texto do Prof. Ms. João Quintino acerca de um dos potenciais a serem explorados turisticamente por um ADMINISTRADOR comprometido com o desenvolvimento do município! ====================================================== Visite o blog do Ms. Quintino, quem o fizer, não haverá de arrepender-se! Para tanto, basta clicar no link JQ2, no espaço LINKS DE FUTURO, à margem direita deste blog! ====================================================== O terceiro maior reservatório d’água da região do Seridó foi construído na década de 1960, sendo inaugurado por Humberto de Alencar Castelo Branco, Presidente da República, até hoje o único chefe do Poder Executivo Nacional a visitar o nosso município. O açude que abastece São João do Sabugi e pereniza o rio Sabugi em curso para Caicó, onde deságua no rio Seridó, apresenta pontos específicos do funcionamento de um reservatório desse porte: a parede, a “banheira” e a “porta d’água”, além do “chapéu” e do “castelo”, lugares assim batizados popularmente e bastante conhecidos por mim na adolescência, quando eram freqüentes as visitas e passeios ali. ====================================================== ====================================================== Além do açude em si há, ainda, o arruado do Acampamento do DNOCS, onde ficaram alojados os trabalhadores e administradores na época da construção do reservatório, sendo posteriormente mantido como povoado, hoje possuindo Capela, Posto de Saúde e Escola. Parte das habitações encontra-se em lamentável estado de conservação, prestes a desmoronar. O “castelo”, mirante batizado pelo povo com o nome de Castelo Branco, bem que poderia funcionar como restaurante, servindo à exploração turística do agradável lugar. ====================================================== Fonte: Blog SABUGILÂNDIA, by JQ. ====================================================== ====================================================== ======================================================

Nenhum comentário: