Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Os Caras Tiraram um "Fino" no ZERO ABSOLUTO!!!

====================================================== Colisor de Hádrons atinge temperatura de -271°C ====================================================== O gigantesco acelerador de partículas batizado de Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior e mais complexo instrumento científico já construído, se tornou novamente, nesta sexta-feira, um dos lugares mais frios do universo. Todos os oito setores do túnel de 27 quilômetros de circunferência que abriga o LHC estão operando a uma temperatura de -271ºC (ou 1.9 kelvin) - mais frio do que o espaço profundo. ====================================================== A temperatura atingida pelo LHC é pouco superior ao "zero absoluto" (-273,15°C), a mais baixa possível. Em regiões remotas do espaço sideral, a temperatura é de cerca de -270°C. Para atingir essa temperatura, os cientistas usaram hélio líquido. ====================================================== Em Busca do "Big Bang " Perdido... ====================================================== O LHC, cujo custo foi estimado em US$8 bilhões, iniciou suas operações em setembro de 2008 na fronteira franco-suíça. Contudo, teve de ser reaquecido devida a um problema de vazamento para que fosse possível o conserto. ====================================================== O aparelho atira e promoverá o choque entre as partículas de prótons quase à velocidade da luz, liberando uma quantidade extraordinária de energia que simulará as condições após a explosão que deu origem ao universo: "(...) Então Ele disse 'FAÇA-SE A LUZ!'" ====================================================== Em setembro de 2008, as partículas de prótons já circularam dentro de um túnel de 27 km de circunferência que abriga o LHC; o próximo passo será atirar outras partículas na direção oposta para que possam colidir (entre si), recriando as condições que, supostamente, existiam no universo imediatamente após o Big Bang. ====================================================== Todavia, mesmo que o LHC volte a funcionar em novembro, segundo os cientistas da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern), responsável pela operação do aparelho, os choques de alta energia só devem ocorrer a partir de janeiro de 2010. Ufa!... Dá pra gente aproveitar até o reveillon! ====================================================== FONTE: www.ultimosegundo.ig.com.br ====================================================== ====================================================== ======================================================

Nenhum comentário: