Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Bebês em PERIGO: Xampus infantis contem Quaternium-15, substância potencialmente TÓXICA e CANCERÍGENA...


Poucos PAIS sabem, mas desde 2011 a ANVISA não se pronuncia a respeito!!!

Veja as matérias abaixo sobre o

Quaternium-15...



Banho tóxico









Em 2007, realizou-se um levantamento com 3.300 pais americanos, para se saber quais produtos de higiene, entre xampus, loções e sabonetes, eles mais utilizavam em suas crianças. Com base nestes dados, verificou-se que as crianças estão expostas a uma média de 60 tipos de ingredientes químicos todos os dias, sendo que muitos deles não são seguros, segundo as agências de controle governamentais. Mesmo aqueles produtos propagandeados como naturais, podem conter ingredientes químicos nocivos à saúde dos bebês e crianças.

A exposição a agentes químicos durante a infância tem efeito muito maior do que no adulto, uma vez que bebês e crianças são mais vulneráveis, sua pele é 30 % mais fina do que a do adulto e pode absorver quantidades maiores de substâncias químicas. Além disto, a inalação de produtos químicos nocivos à saúde acaba sendo maior relativamente ao seu peso, quando comparado com o adulto. Por fim, a barreira sanguínea que protege o cérebro de agentes químicos (chamada barreira hemato-encefálica), não está completamente desenvolvida até o bebê completar seis meses de idade.


Dentre os agentes tóxicos presentes em cosméticos, um deles chamou a atenção, por estar presente em um produto muito utilizado no mundo todo: o Shampoo Johnson. Este produto contém uma substância chamada Quartenium -15, que é utilizado como um preservativo em muitos cosméticos. Na verdade, o Quartenium-15 age como um liberador de formaldeído e, esta substância é conhecida por ser cancerígena, além de desencadear frequentemente reações alérgicas na pele ( vide fontes http://www.safecosmetics.org/article.php?id=887http://www.cbsnews.com/8301-204_162-20128253/group-johnsons-baby-shampoo-a-cancer-risk/ e http://www.ewg.org/report/toxic-tub/31209).



Curiosamente, a Johnson & Johnson utiliza o Quartenium-15 em xampus para bebês, porém não em todos os países onde vende seus produtos. Na Dinamarca, Finlândia, Japão, Holanda, Noruega e África do Sul, o Shampoo Johnson para bebês não contém esta substância. Já nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, China, Indonésia e Brasil, há Quartenium-15 na fórmula.


A empresa Johnson & Johnson está sendo pressionada há mais de dois anos nos Estados Unidos para que retire o Quartenium-15 da fórmula de produtos para crianças,mas,até o momento, isto não ocorreu. O que fizeram neste país, foi lançar uma linha chamada Johnson’s Naturals, cuja fórmula não possui esta substância, porém tem preço mais alto.


A questão é a seguinte: Por que utilizar Quartenium-15 no Shampoo Johnson em alguns países e em outros não? As crianças de nenhum país merecem este banho tóxico. Ao comprar produtos para crianças e bebês,preste atenção aos componentes da fórmula. Se contiverem Quartenium-15 (ou sinônimos como Dowicil 75, Dowicil 100, Dowco 184 ou Azoniaadamantanato), não utilize. Esta será a melhor forma de pressionar a indústria e proteger nossos bebês e crianças.



Fiz uma pesquisa entre algumas marcas de xampus para bebês, nacionais e importadas, disponíveis no Brasil e descobri o seguinte:


Shampoo Johnson Baby – possui Quartenium-15

Shampoo Granado Bebê – possui Quartenium-15


Shampoo Huggies Turma da Mônica - não possui Quartenium-15









Shampoo Natura Mamãe Bebê – não possui Quartenium-15



Shampoo Weleda baby (importado) – não possui Quartenium-15



Shampoo Mustela para bebês (importado) – não possui Quartenium-15






FONTE: http://pediatrio.blogspot.com.br/2011/11/banho-toxico.html, acessado em 17/02/2013, às 15h10min.



Quaternium-15

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Cis / trans -Quaternium-15
Identificadores
Número CAS4080-31-3 Sim
PubChem6435993
ChemSpider23621565
UNIIE40U03LEM0 Sim
Jmol -3D imagensImagem 1
Propriedades
Fórmula molecular9 H 16 Cl 2 N 4
Massa molar251,16 g mol -1
Perigos
MSDSExternal MSDS
Classificação UENocivo XN ; Altamente inflamávelF +
Frases RR11 R22
Frases SS16 S36
 Sim (Verificar)  (o que é: Sim / ?) Exceto quando indicado o contrário, os dados sejam dados para materiais no seu estado padrão (a 25 ° C, 100 kPa)
Referências de Infobox
Quaternium-15 é um sal quaternário de amónio utilizado como um conservante em muitos produtos cosméticos e de substâncias industriais. Ele age como um liberador formaldeído . Ela pode causar dermatite de contato , um sintoma de uma reacção alérgica , especialmente em pessoas com pele sensível, na pele de uma criança, ou em áreas sensíveis como os genitais.
Ele pode ser encontrado sob uma variedade de nomes, incluindo: Dowicil 75; Dowicil 100; Dowco 184; Dowicide Q, 1 - (3-cloroalil) -3,5,7-triaza cloreto de 1-azoniaadamantane, N-(3 - cloroalil) cloreto hexaminium; hexametilenotetramina cloreto cloroalilo; 3,5,7-triaza-1-azoniaadamantane, 1 - (3-cloroalil)-cloreto.

Conteúdo

  [ esconder ] 

editar ]As preocupações de segurança

Quaternium-15 é um alérgeno , e pode causar dermatite de contato em indivíduos suscetíveis. [ 1 ] Muitas das pessoas com alergia a quaternium-15 também são alérgicas ao formaldeído . A sensibilização a quaternium-15 pode ser detectada usando um teste de mancha . [ 2 ] é a única causa mais frequentemente encontrados de dermatite alérgica de contacto das mãos (16,5% em 959 casos).[ 3 ]

editar ]Referências

  1. ^ J Cahill, Nixon R. dermatite alérgica de contato a quaternium 15 em uma loção hidratante. Australasia J Dermatol. novembro 2005;. 46 (4) :284-5 PMID 16197434
  2. ^ Nova Zelândia Sociedade Dermatológica. "Quaternium-15 alergia de contato" . NZ DermNet . Retirado 2007/05/31 .
  3. ^ E. Warshaw, et al. dermatite de contato das mãos: transversais análises de norte-americanos dados de contato Dermatite grupo, 1994-2004. Jornal da Academia Americana de Dermatologia, Volume 57, Issue 2, Pages 301-314


FONTE: http://en.wikipedia.org/wiki/Quaternium-15,  acessado em 17/02/2013, às 15h15min.

Nenhum comentário: