Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

domingo, 18 de outubro de 2009

Histórico do Projeto de Transposição do Rio São Francisco

======================================================

====================================================== Em 1847, Marco Antonio de Macedo, Deputado Provincial do Ceará, foi o primeiro a pensar na possibilidade da transposição do rio São Francisco. E, em 1852 o próprio imperador D. Pedro II chegou a encomendar, um estudo detalhado da navegação do São Francisco e da possibilidade de enfrentar a seca do semi-árido por meio de um canal que viabilizasse a condução da água do Velho Chico para a região. ====================================================== A denominada Comissão Científica de Exploração, liderada pelo Barão de Capanema, apontou para a viabilidade da abertura de um canal interligando os rios São Francisco e Jaguaribe, em 1856. ====================================================== Outros estudos foram realizados em 1913, considerando a construção de um túnel de 300 km de extensão; e em 1919, concluindo pela inviabilidade técnica do projeto. ====================================================== O deputado Wilson Roriz retomou o projeto, em 1972, no Ceará, incluindo, pela primeira vez, a possibilidade de bombeamento associado a canais, reabrindo assim a possibilidade da viabilidade técnica e econômica do projeto. ====================================================== Em 1981, o antigo Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS), extinto no governo Collor, elaborou o anteprojeto de engenharia da transposição do São Francisco para as bacias dos rios Jaguaribe, Piranhas e Apodi. A vazão de transposição prevista seria de 300 m3/s. ======================================================

====================================================== Já em 1994, o Ministério da Integração Regional (MIR) elaborou o Projeto Básico de Engenharia para imediato início das obras no trecho Cabrobó-Jatí. A vazão transposta seria dividida em duas etapas: 70 m3/s na 1ª etapa e 110 m3/s na 2ª etapa. ====================================================== O Ministério da Integração Nacional iniciou, em 1997, os trabalhos para o Estudo de Viabilidade e adequação do Projeto, o qual tomou proporções maiores e reconhecimento nacional depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um pernambucano, assumiu a transposição como programa de governo, batendo de frente com os movimentos antitransposição. ====================================================== ====================================================== Texto original (de http://www.ultimosegundo.ig.com.br/) editado. ====================================================== ====================================================== ======================================================

Nenhum comentário: