Meu Rincão

Minha terra não é de todos;
Apenas de quem a ama!
Minha terra não tem tudo;
Apenas o essencial!
Minha terra não tem pressa;
Mas, às vezes, corre!
Minha terra não é grande;
Apenas suficiente!
Minha terra é rica:
Cultura, vanguarda, tradição...
Minha terra perfeita? É, não!
É quase humana, mãe!
É mutante:
Cinzenta , estorricada,
De repente, verde, encharcada!
É sensível, persistente, alegre...
Minha terra enche-me de saudade
Sua água revigora-me
É renovação!
São, do Sabugi,
João.

PR_SJS

domingo, 12 de julho de 2009

O que acontecerá com o MACHADINHO?

O tão falado COMPLEXO DAS DUNAS, em Natal, para 2014, vai desintegrar o MACHADINHO: Natal perderá o seu PRINCIPAL ginásio poliesportivo para sempre?! ====================================================== Para construir tal COMPLEXO, serão demolidos os atuais Machadão, ginásio Machadinho, Centro Administrativo (onde fica a sede do governo estadual e quase todas as secretarias), kartódromo e o Papódromo construído quando da passagem do Papa João Paulo II pela cidade, em 1992. ====================================================== O estádio inaugurado em julho de 1972, durante o governo Médici, homenageava o ex-presidente militar Humberto de Alencar Castelo Branco, popularmente conhecido como Castelão. ====================================================== Em 1989, a redemocratização levou à renomeação de locais e monumentos que homenageavam personalidades da ditadura militar, assim, o CASTELÃO passou a se chamar João Cláudio de Vasconcelos Machado, nome do ex-presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, sofrendo uma mutação imediata da alcunha para MACHADÃO. Em dezembro de 1992, foi entregue o Ginásio Poliesportivo Humberto Nesi, que, por estar situado ao lado daquele estádio, ficou conhecido como MACHADINHO.

====================================================== A Copa 2014 levará à demolição de tudo isso. E por sobre suas históricas ruinas será erguida a Arena da Dunas, com capacidade para 45 mil espectadores, cuja construção sozinha deve consumir aproximadamente R$ 300 milhões do orçamento previsto.

====================================================== O que nenhum político do EXECUTIVO Estadual/Municipal nem do LEGISLATIVO Estadual/Municipal/Federal chamou a atenção foi para o fato de que O TERRENO onde será erguida esta faraônica obra é SUPER-VALORIZADO e, aparentemente, está entrando na "jogada" como DOAÇÃO! ====================================================== Penso que o bom senso guia-nos à preservação da História e do Patrimônio e do Erário Públicos. O Papódromo deveria ser preservado, posto que a cononização de JP II é uma questão de pouco tempo e ali seria convertido em um monumento/santuário atrativo ao TURISMO RELIGIOSO. ====================================================== As sedes que possuem grandes Estádios estão limitando seus gastos a reformas adaptativas. Se há necessidade de erguer a tal arena, que o faça em um terreno na Região Metropolitana de Natal, como era o primeiro projeto, em Parnamirim! ====================================================== Baseado no Texto "Copa 2014 – Castelão, Machadão e Arena das Dunas", publicado no site www.memoriaviva.com.br, no dia 31 de Maio de 2009 – 3:45 pm ====================================================== ====================================================== ======================================================

Nenhum comentário: